IFNOPAP

"O que têm em comum os seguintes especialistas, listados em ordem alfabética: 1. antropólogos; 2. dançarinos; 3. ecologistas; 4. educadores; 5. folcloristas; 6. geneticistas; 7. geógrafos; 8. historiadores; 9. linguistas; 10. literatos; 11. médicos; e 12. músicos? Para o desavisado, nada. E no entanto, essas são pessoas que se congregaram ao longo dos anos para o desafio lançado por Maria do Socorro Simões nos Encontros do Projeto IFNOPAP. Anualmente pessoas das mais variadas formações embarcam em um navio que se desloca ao longo da bacia amazônica por cerca de uma semana. Durante a viagem sucedem-se os eventos científicos e culturais, que se desdobram em determinados pontos de desembarque, nos quais há uma interação entre esta elite intelectual e as populações ribeirinhas.

Se há algo que tem sido enfatizado especialmente em época recente como importante para o desenvolvimento científico, cultural e tecnológico de uma nação ou região, este algo pode ser sintetizado em duas palavras: interdisciplinaridade e educação. E estes são os dois polos norteadores do Projeto IFNOPAP.[...]"

Trecho extraído do depoimento Interdisciplinadridade e Difusão Centífico-Cultural sob os Encantos da Amazônia, que será publicado no livro Comemorativo de 10 anos de Seminário Embarcado, escrito pelo Prof. Francisco M. Salzano do Departamento de Genética da UFGRS. 


Equipe:

Coordenadora: Profª. Drª. Mª. do Perpétuo Socorro Galvão Simões
Bolsistas Pesquisa: Priscila Araújo, Hélio Matos.


Bolsista Extensão: Ana Lídia Ramos, Mara Tavares, José Sen.